¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Taleban reage e freia ação da Otan :


Contra-ataques de militantes do Taleban conseguiram, ontem, reduzir a velocidade do avanço de tropas da Otan e do Afeganistão sobre a cidade de Marjah, no terceiro dia da maior ofensiva no país desde a invasão de 2001. Forças lideradas pelos EUA tentam reconquistar a cidade, situada na Província de Helmand, sul do Afeganistão, um dos bastiões da insurgência. Ainda ontem, um militar britânico morreu em uma explosão durante a operação.

Segundo fontes militares dos EUA, militantes taleban resistiam ao ataque respondendo com intensos disparos, além de emboscadas em casas e estradas. Atiradores isolados também freavam a ofensiva, batizada de "Moshtarak" ("Juntos", no dialeto persa-afegão).

Em um dos episódios mais dramáticos, fuzileiros navais americanos tentaram, duas vezes, conquistar a zona comercial de Marjah, mas foram obrigados a recuar sob fogo inimigo. Os militares tiveram de solicitar, às pressas, auxílio de aviões de ataque e helicópteros para conseguirem se retirar do local.

"Há áreas em que os marines encontraram uma dura resistência, mas eles estão progredindo de maneira firme", disse o capitão dos fuzileiros navais Abraham Sipe.

A reconquista de Marjah é tida como o grande teste da nova estratégia afegã do presidente Barack Obama, que no fim do ano passado decidiu enviar mais 30 mil soldados americanos ao país asiático. Para especialistas, o ponto mais delicado das operações é evitar mortes de civis - desastres que minariam o apoio local às forças estrangeiras e ao presidente afegão, Hamid Karzai.

No domingo, disparos de foguetes mataram, acidentalmente, 12 afegãos, metade deles crianças. O general David Petraeus, chefe do Comando Central dos EUA e ideólogo da nova estratégia de Obama no Afeganistão, imediatamente pediu desculpas a Karzai e anunciou a suspensão imediata de ataques com foguetes até que o incidente seja investigado.

F - Estadão :

Nenhum comentário:

Postar um comentário