A inflação poderia estar em patamar superior ao atual, cerca de 4%, sem a influência desses 99 produtos e serviços. A Fundação Getulio Vargas (FGV) identificou 99 dos 456 componentes do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) como os “mocinhos” da economia brasileira nos primeiros meses deste ano.
Os itens que mais influenciaram na queda foram: passagem aérea (-21,55%), óleo de soja (-7,25%), IPVA (-2,78%), álcool combustível (-2,03%), automóvel usado (-1,92%), tênis masculino (-1,12%). De acordo com o economista André Braz, que coordenou a pesquisa, a inflação poderia estar em patamar superior ao atual, cerca de 4%, sem a influência desses 99 produtos e serviços. “Nem tudo sobe de preço.
Existem produtos que são comuns às famílias que apresentaram recuo apesar da tendência maior ao aumento de preço. Esses itens estão em número menor, porque a economia está aquecida e a população está com maior poder aquisitivo, entre outros fatores. Mas esse grupo deve crescer agora com a regularização da oferta, principalmente no preço dos alimentos”. A variação média dos preços em queda foi de -2,80% e, de acordo com a FGV, a variação acumulada entre janeiro e maio ficou em 3,89%. Fonte: Agência Brasil.
F - Nem Ki Lask :
Nenhum comentário:
Postar um comentário