¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sábado, 8 de maio de 2010

Desmatamento desenfreado na região Centro-sul :




Ou o Ibama não sabe, ou se faz de desentendido, mas diariamente cruzam pela rodovia CE-060, que corta o Estado do Ceará de norte a sul, inúmeros caminhões carregados de estacas retiradas da nossa já precária mata de caatinga.

São os mais variados tipos, que derrubados da nossa pobre mata servem para aquecer fornos de usinas e panificadoras e de cerca para propriedades, na maior parte nos Estados da Bahia e Alagoas. O município que mais tem sofrido com isso na região Centro-sul é o de Acopiara, que através desse massacre contra a natureza já deixou muita gente rica na cidade.

O município de Acopiara foi um dos recordistas em desmatamento nos últimos anos não só no Ceará, como no Nordeste. E o mais interessante é que tem empresário que recebe guias de transito de carga de madeira dadas pelo próprio Ibama. Os caminhões com esse tipo de carga são típicos nas estradas dos sertões cearenses. É um absurdo, está aí pra todo mundo ver e o órgão competente que é o Ibama nada faz, pelo contrário disponibiliza guias de transporte de carregamento de madeira para os barões das estacas.

Hoje em dia muitos proprietários de terras não criam mais animais e nem plantam, simplesmente vendem a vegetação nativa para os empresários do ramo, que não querem saber se a natureza vai levar dez ou centenas de anos para renascer de onde foi devastada. Pensam apenas no dinheiro fácil que vão lucrar. É só partindo caminhões e mais caminhões aqui do Ceará para outros Estados nordestinos carregados de estacas. A nossa mata já é precária com a irregularidade das chuvas, imagine agora com esse tamanho crime ambiental.

O descaso é tão grande que na entrada do município de Iguatu já saindo para Acopiara existe um posto da policia rodoviária estadual e se o internauta passar pelo menos meia-hora enfrente ao mesmo, vai conferir vários caminhões carregados de estacas de madeira passarem pelo posto sem serem abordados, algum que é parado logo é liberado. A natureza clama por socorro e os empresários clamam por mais lucro.

F - Nem Ki Lask :

Nenhum comentário:

Postar um comentário