¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Conselho Estadual sobre Drogas ganha reforço da Pastoral da Sobriedade :

http://taniabastos.com/blog/wp-content/uploads/2009/04/drogas1-300x263.jpg

O trabalho de prevenção ao uso de drogas, o combate ao tráfico, o tratamento de dependentes químicos são ações que dependem de uma articulação de autoridades e sociedade para terem sucesso. O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas une órgãos governamentais e entidades não governamentais no esforço de encontrarem saídas para o grave problema que atinge, especialmente, os jovens. Com a entrada recente da Pastoral da Sobriedade, como representante da Arquidiocese de Fortaleza, o Conselho ganha reforço.

“Já temos agentes da Pastoral no interior e nosso desejo, como Igreja, é fazer a articulação em todo o Estado do Ceará”, diz o secretário diocesano da Pastoral da Sobriedade, Rogério Melo. Além de núcleos em Fortaleza, existem em Caucaia, Quixeramobim e Juazeiro do Norte. No próximo mês, será realizado um curso para preparar novos agentes que deverão criar núcleos em outros municípios.

O trabalho da Pastoral funciona com grupos de auto-ajuda em paróquias ou outras comunidades católicas, com reuniões semanais. Os agentes voluntários atuam como facilitadores na aplicação da Pedagogia dos 12 Passos, baseada em reflexões bíblicas. No grupo, o dependente químico encontra o apoio para se tornar agente de sua recuperação.

Para o Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Herman Normando, a espiritualidade é da maior importância na recuperação de dependentes químicos. “90% das pessoas que saem das drogas é através da fé, da espiritualidade, seja católica, evangélica ou outra. Na hora em que começam a acreditar em um poder maior, essas pessoas voltam à vida”, considera. No caso da Pastoral, ele concorda que a capilaridade da Igreja Católica, com paróquias espalhadas pelas diversas cidades, pode ajudar muito no trabalho com dependentes químicos.

Mas o Presidente faz questão de salientar que são muitos os fatores envolvidos na problemática das drogas. A prevenção deve começar na família. “É preciso educar a família. A meninada hoje faz o que bem entende e muitos pais bebem e fumam”. Ele ressalta que se não houver a prevenção não adianta só prender o traficante.

Ao Conselho cabe auxiliar ao Governo na proposição de políticas públicas para enfrentar o problema, sugerir planos de atuação, exercer orientação normativa, coordenadr, supervisionar, controlar e fiscalizar as atividades que tratam da prevenção ao uso de drogas e colaborar na reinserção social dos dependentes químicos.

Herman Normando explica que as entidades que compõem o Conselho compreendem sete são secretarias do Governo (Segurança Pública e Defesa Social, Justiça, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social, Educação, Esporte, Cultura, Controladoria e Ouvidoria Geral).

Além dessas, fazem parte a Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil –Ceará, Conselhos Regionais de Medicina, Farmácia, Psicologia, Assistência Social e Enfermagem, a Ong Desafio Jovem, Associação Cearense de Imprensa, Associação dos Prefeitos do Ceará, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Comissão de Defesa Social da Assembléia Legislativa, Arquidiocese de Fortaleza – Pastoral da Sobriedade e Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD). As reuniões ordinárias do Conselho acontecem nas primeiras quartas-feiras de cada mês. O Conselho foi criado pelo Governo Estadual em outubro de 2008 e iniciou as atividades em maio do ano passado. É sediado na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado.

F - Nem Ki Lask :

Nenhum comentário:

Postar um comentário