¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Memorial Padre Cícero reabre área do museu em Juazeiro do Norte :

FECHADO HÁ cerca de 30 dias, o memorial reabre parte de suas instalações. Desde ontem, o Museu voltou a ficar aberto para visitação pública, com acervo sobre Padre Cícero.
Com situação ainda de precariedade, o Memorial Padre Cícero reinicia abertura ao público, mas aguarda reforma geral

Juazeiro do Norte. O Memorial Padre Cícero, neste município, reabriu parcialmente suas portas ontem. Porém, a previsão de reabertura oficial do auditório é apenas no dia 22 de julho, com o início do ano de comemoração do Centenário da cidade. Ontem foi aberta apenas a área de visitação ao museu, onde ficam as relíquias que pertenceram ao sacerdote. A abertura oficial é aguardada com expectativa pelo presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, professor Renato Casimiro. Há mais de 30 dias o local estava fechado, em virtude de infiltrações no teto do prédio e das paredes. A reforma geral deverá envolver um montante de R$ 350 mil.

Prejuízos já se somam à precariedade da estrutura. O inventário do Padre Cícero, documento tombado por lei municipal, sob a salvaguarda do Memorial, chegou a ter as últimas páginas molhadas por conta das infiltrações, com a queda da caixa de acrílico onde estavam os documentos. Na última semana, uma equipe de técnicos, incluindo engenheiros, finalizou os primeiros levantamentos da reforma que deve ser feita no local.

Segundo o presidente da Fundação, a infiltração na parte do teto da área de exposição ocorreu por conta da rachadura em dois tubos de acrílico que se encontram em cima do prédio. Na área, foi efetuada uma situação paliativa, com cola, até o conserto definitivo. "Isso resolvido, fica o Museu com a situação equacionada", diz ele. Também está sendo providenciado um revestimento da tubulação e a impermeabilização do teto.

Problemas

Mas há vários outros problemas que são citados pelo professor Renato, que foram levantados. Atualmente, o Memorial conta com apenas 20% de sua iluminação, cerca de 80% das lâmpadas estão queimadas na parte de dentro, fazendo com que as peças fiquem expostas apenas numa penumbra. Do lado de fora do prédio, outro problema grave, pela ausência de iluminação suficiente, tem ocasionado a falta de segurança.

Conforme Renato Casimiro, pessoas se aproveitam da escuridão para usar crack e transformar a área num verdadeiro bordel. "Com a iluminação, pelo menos essa situação deverá ser amenizada", afirma. A cada ano, o Memorial recebe em torno de 100 mil visitantes, em sua grande maioria, romeiros. Há contagem de visitações de até cinco mil pessoas por dia.

VISITAÇÃO

100 mil pessoas por ano chegam a visitar as instalações do Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. A história do sacerdote atrai público variado: de romeiros a pesquisadores.



F - Nem Ki Lask :

Nenhum comentário:

Postar um comentário