¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

segunda-feira, 26 de abril de 2010

PESQUISA DE PETRÓLEO COMEÇA EM MAIO NA BACIA DO ARARIPE :













Será que existe campo petrolífero na bacia do Araripe? Dentro de um ano a resposta será conhecida. A Agência Nacional de Petróleo fez a licitação para os estudos e, segundo a assessora de imprensa da ANP, Ana Carolina Oliveira, o contrato foi fechado com a vencedora: Ipex, pertencente à HRT Participações. Crato, Nova Olinda, Santana do Cariri e todos os municípios que fazem parte da bacia do Araripe, poderão se tornar produtores de petróleo. O Jornal do Cariri, em sua edição de número 2369, em março do ano passado, já adiantou em sua manchete: Petróleo no Cariri: Pesquisa começa em 2010. As pesquisas começam no fim de maio ou início de junho.

Outra licitação ocorrerá dia 26 próximo. É a concorrência N.º 073/09 – ANP – cujo objetivo é a aquisição de dados geoquímicos em amostras de assoalho oceânico na Bacia do Ceará, visando identificar e caracterizar a presença de sistemas petrolíferos através da detecção de exsudações de óleo e gás. Devem ser coletadas 1000 amostras através de piston core, em sedimentos do fundo oceânico. Os estudos abrangerão extensão geográfica de cerca de 9,4 mil quilômetros quadrados, englobando as extensões das sub-bacias de Piauí, Acaraú e Icaraí.

Envolvidos na busca

Mais de 50 pessoas, entre paleontólogos, sedimentólogos, estatísticos e geólogos de universidades como UFPE e UFRN estão envolvidos na busca do ouro negro do Cariri. A ANP incluiu a região no Plano Plurianual para Aquisição de Dados 2007-2012, focado em trechos de nova fronteira. Será feito o mapeamento das áreas, análise de rochas e colhendo mais de 2000 mil amostras de solo que serão estudadas em laboratório para avaliar a possibilidade e viabilidade de escavação de poços. Para isso, a Ipex, empresa que vai realizar o estudo investirá R$ 3,8 milhões e no prazo de um ano o resultado do estudo deverá dizer se no Cariri há petróleo e gás em condições comerciais de exploração.

Óleo tem mais chance

Existe a possibilidade de encontrar óleo nas formações geológicas Abaiara, Missão Velha e Ipubi. Mas, por conta da inclinação na direção Sul/ Norte da Bacia do Araripe, é possível que esse petróleo tenha escorrido, entre as cidades de Missão Velha, Abaiara, Porteiras e Brejo Santo.
Para o Coordenador Cientifico do Geopark Araripe, Álamo Saraiva, existem alguns fatores que impossibilitam que a região seja produtora de petróleo.

“Se sabe que o petróleo no Cariri é uma coisa muito incipiente, nunca vai se esperar que se escave um poço e jorre petróleo. A possibilidade do petróleo no Cariri é o petróleo junto com pacotes de arenito. Na minha concepção existem alguns pontos que dificultam que o Cariri seja uma zona produtora de petróleo, primeiro porque a bacia é pequena, depois porque o pacote sedimentar que daria origem ao petróleo é muito fino, pois ele não absorveu a carga e a pressão necessária para formar óleo, mas, vale apena escavar, até para se saber que aqui não tem petróleo para exploração comercial”, diz ele.

Os trabalhos da Petrobras também irão beneficiar estudos de outros minerais de interesse econômico, dos mananciais aqüíferos do subsolo e possibilitar a escavação comercial de outras rochas como a gipsita, encontrada em grande abundância na região. 


F -  Yaçanã Neponucena e Beth Rebouças
Nem Ki Lask :

Nenhum comentário:

Postar um comentário