¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quarta-feira, 3 de março de 2010

Novos terremotos de magnitude 6 e 5,9 no Chile causam pânico :

Duas fortes réplicas atingiram a região, segundo agência dos EUA.
Houve pânico na região e moradores subiram às áreas mais altas.


Duas fortes réplicas, de magnitude 6 e 5,9, atingiram quase na mesma hora a região chilena de Concepción nesta quarta-feira (3). A área foi devastada por um forte terremoto de magnitude 8,8 na madrugada de sábado.

Os tremores ocorreram às 14h44 locais (mesmo horário de Brasília), segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA, que monitora os terremotos pelo mundo.

Um deles, de magnitude 5,9, ocorreu na costa da região de Bio-Bio, a 40 km da cidade de Concepción. O outro, de magnitude 6, no continente, a 84 km de Talca e a 303 km da capital, Santiago

Os abalos provocaram pânico na região de Concepción, e moradores fugiram para regiões mais altas.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, também americano, não emitiu alerta imediato de tsunami (ondas gigantes com potencial destrutivo quando chegam à costa), mas a polícia deu um alerta valendo para o litoral centro-sul do Chile.

Mais tarde, o escritório de emergências disse que não há risco de tsunami.

"As características do sismo não reúnem as condições necessárias para gerar um tsunami nas costas do Chile", apontou comunicado do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile, enviado ao Escritório Nacional de Emergência do Chile.

Depois do terremoto do fim de semana, já foram registradas mais de 100 réplicas. O Serviço Geológico dos EUA registrou mais de 30 réplicas somente nesta quarta-feira.

O governo admitiu ter demorado para dar alerta de tsunami durante o fim de semana, e a maioria dos quase 800 mortos foram vítimas das ondas gigantes.

Foto: AFP Soldados patrulham a cidade de Concepción nesta quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário