¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

segunda-feira, 22 de março de 2010

Clinton e Bush visitam Haiti para acompanhar reconstrução pós-tremor :

Foto: Reuters 
 
Ex-presidentes foram convocados por Obama para liderar ajuda.
País centro-americano foi devastado por terremoto em 12 de janeiro. 
 
Os ex-presidentes americanos Bill Clinton e George W. Bush visitam o Haiti nesta segunda-feira (22) para assegurar que o mundo não esqueceu o país dez semanas depois do terremoto que destruiu a nação mais pobre do continente.
 
 
Os enviados americanos reuniram-se com o presidente haitiano, René Preval, e observaram a situação em alguns dos campos de refugiados onde centenas de milhares de sobreviventes correm risco diante da aproximação da temporada de chuvas e furacões.

Os ex-presidentes lideram o Fundo Clinton Bush para o Haiti, uma organização de ajuda criada depois do terremoto de 12 de janeiro que destruiu grande parte de Porto Príncipe, matando ao menos 230 mil pessoas e deixando outras 1,3 milhão desabrigadas.
Os dois foram convocados pelo presidente americano, Barack Obama, para liderar uma campanha de recolhimento de fundos, supervisionar a reconstrução de longo prazo e a ajuda ao país.

O presidente haitiano havia convidado todos os haitianos a fazer parte da reconstrução. "A conferência de nossos parceiros em 31 de março, em Nova York, deve ser uma oportunidade de voltar a dizer ao mundo inteiro que a reconstrução do país deve ser antes de mais nada um esforço nacional, um processo haitiano", declarou Preval no domingo, no encerramento de um fórum do setor privado sobre a reconstrução.

A ONU convocou uma reunião de países doadores em 31 de março na sede da organização.

As necessidades do país são estimadas em US$ 12 bilhões em um documento intitulado Plano Nacional de Avaliação Pós-Desastre (PNDA), preparado por especialistas internacionais e haitianos.

F - G1 :

Nenhum comentário:

Postar um comentário