¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A Suíça agora só quer dinheiro "limpo" :

O governo suíço envia ao Parlamento proposta de reforma na legislação para deixar de ser paraíso fiscal.

Mudanças na legislação fiscal da Suíça podem afetar políticos e empresários em todo o mundo. Pressionado, o país tenta reformar suas leis para deixar de ser classificada como um paraíso fiscal. Em uma decisão considerada como uma verdadeira revolução, o governo suíço anunciou na quinta-feira (25) que não quer mais receber dinheiro estrangeiro em seus bancos que não tenham sido declarados ao fisco de seus países de origem.

O pacote de mudanças fiscais foi encaminhado ao Parlamento. A briga do governo para conseguir reformar a legislação enfrenta, entretanto, grande resistência. A oposição defende o segredo bancário e já avisou que vai lutar para evitar a aprovação das leis.


Estima-se que os bancos suíços guardem um terço das fortunas do planeta, cerca de US$ 3 trilhões. Porém, com a crescente pressão para que a Suíça deixe de ser um paraíso fiscal, bilhões de dólares já foram retirados do país para regiões mais "seguras".

O governo americano chegou a colocar um banqueiro do UBS na prisão. E alemães e franceses obtiveram listas de clientes de bancos como o HSBC em Genebra. O governo brasileiro já conseguiu o bloqueio de US$ 30 milhões em dezembro na Suíça.

Em março de 2009, a Suíça já havia atenuado a regra do segredo bancário. Agora, o governo quer regularizar a situação e deixar de ser visto pela comunidade internacional como um pária nas finanças.

F - N KL :

Nenhum comentário:

Postar um comentário