¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Maior ofensiva no Afeganistão desde 2001 mata cinco insurgentes, diz Exército :



Segundo comandante afegão, houve 'corpo a corpo' no sul do país.
Operação conta com 5 mil soldados americanos, britânicos e afegãos.

Ao menos cinco militantes talibãs morreram nas primeiras horas de uma grande ofensiva lançada por Forças Internacionais e afegãs em Marjah, um reduto insurgente ao sul do Afeganistão, informou neste sábado (13) um comandante do Exército afegão.

A operação, que começou na sexta-feira (12) e se estenderia neste sábado, conta com 5 mil soldados norte-americanos, britânicos e tropas afegãs, numa das maiores ofensivas militares realizadas no país desde 2001.

“De acordo com as primeiras informações, cinco inimigos morreram”, disse Sher Mohammad Zazai, comandante do corpo Nº 205 do Exército afegão. “Dois morreram em um lugar, e três em outro, todos em combates corpo a corpo”, acrescentou o militar.

Fontes oficiais citadas pelo jornal “The Washington Post” indicam que a incursão foi autorizada pelo presidente Hamid Karzai, depois de uma reunião realizada nesta sexta com o embaixador dos EUA, Karl Eikenberry, e o general Stanley McChrystal, comandante das forças da Otan no Afeganistão.

A primeira tropa desembarcou de mais de 30 helicópteros CH-53 nos arredores da comunidade agrícola de Marjah. Na operação também participam tanques e caminhões blindados para a detecção de minas, além de cães farejadores.

Uma das missões da ofensiva é privar os insurgentes de um reduto na província de Helman, onde, segundo a inteligência militar das Forças Internacionais, existem centros de manufatura de artefatos explosivos e laboratórios para o processamento de drogas.

F - G1 :

Nenhum comentário:

Postar um comentário