Todo cuidado é pouco para quem vai pegar as estradas federais e estaduais neste feriadão de folia momina
Limoeiro do Norte. Mais de 12 mil veículos por hora, gente com pressa para chegar ao destino, caminhos esburacados, em obras, ou mesmo em tão bom estado que acabam refletindo no aumento da velocidade quando não há devida sinalização. A situação nas principais rodovias estaduais e federais que cortam o Ceará deve ter a atenção de quem vai viajar para os destinos de Carnaval ou somente aproveitar o feriadão e seguir para o Interior. Pelo menos sete grandes trechos de rodovias estaduais e outros quatro de estradas federais merecem maior cautela dos motoristas.
Quem segue para o Litoral Oeste encontrará estrada restaurada no trecho Icaraí- Cumbuco, da CE-090. No ano passado, a buraqueira e falta de sinalização contribuíram para acidentes. Na CE-085, obras em fase de conclusão no trecho Granja-Camocim, com previsão de término até o fim de semana; no trecho Granja-Viçosa, na CE-311, as obras devem seguir até o fim do mês, e os motoristas precisam ter cuidado e paciência com o trânsito lento.
Em alguns trechos os motoristas devem trafegar com cautela e em velocidade reduzida. Na CE 364, trecho entre Coreaú, Moraújo e Granja, há buracos e sinalização precária.
Na CE-178, entre Morrinhos, Santana do Acaraú e Sobral, as condições estão melhores. A rodovia, de 33,4 km de extensão, recebeu serviços de pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical e proteção ambiental. Benfeitorias que deixaram o tráfego mais seguro.
Entre Umirim, Itapajé e Sobral, os motoristas devem trafegar com a atenção redobrada, e em velocidade reduzida. No km 119, ponte sobre o Riacho São Miguel está em reforma desde abril do ano passado com tráfego em meia pista controlado por semáforo. Recomenda-se trafegar com velocidade reduzida e bastante atenção. Partindo desse ponto até Sobral incidência de buracos e remendos ao longo do trecho. Todavia, a sinalização está regular.
Litoral Leste
Dos caminhos para o Litoral Leste, os trechos em obras já são vistos em Fortaleza na CE-025, na Avenida Washington Soares; mas todo cuidado na CE-040, a estadual de maior fluxo no período carnavalesco - em 2009 foram registrados 12 mil veículos por hora, 60% a mais que no ano anterior. O trecho Iguape-Beberibe está em fase de duplicação, mas o caminho está liberado. A atenção é para as máquinas na pista. Os outros segmentos que ligam aos municípios de Aracati, Fortim e Icapuí estão em boas condições. Em direção ao Sertão Central, a rodovia CE-065 está em obras nos trechos entre Maranguape e Palmácia e Aratuba e Mulungu. A CE-257 está ruim entre Mulungu até Capistrano. De Quixadá até a região do Cariri, pela CE-060, o caminho está em boas condições, porém buracos começam a surgir na pista principalmente depois de Iguatu.
Para André Pierre, coordenador de Engenharia Rodoviária do Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará (DER), muitos trechos foram melhorados, como na CE-085, entre Barrento, Aracatiara, Itarema e Almofala, na Zona Norte. "Outros queremos entregar antes do Carnaval", como é o caso de trecho da mesma rodovia, dessa vez ligando Granja a Camocim. A Polícia Rodoviária Estadual e o Departamento de Trânsito do Ceará (Detran) estarão com efetivo de policiais e agentes fiscalizando os principais pontos de fluxo das rodovias no Estado.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também dará atenção as BRs 222, 116 e 304, que ligam ao Litoral Oeste, ao sul do Estado e ao Estado do Rio Grande do Norte, respectivamente. De 2008 para 2009 houve redução de 50% de mortes nas estradas federais do Ceará durante o período de Carnaval. "As nossas estradas estão em melhores condições", garantiu Joaquim Guedes, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) no Ceará. A maior concentração de obras está no final da BR-116 no Estado, entre Milagres e Brejo Santo, na divisa com Pernambuco. Na BR-304 há duas frentes de serviço, uma saindo da BR-116 em direção a Aracati, e outra que liga este município ao Estado do Rio Grande do Norte. Este segmento liga os litorais dos dois Estados, e pelo grande fluxo de veículos merece atenção redobrada.
O principal acesso à região do Cariri, na CE-293, que liga Barbalha à BR-116 em Brejo Santo, passando por Missão Velha, não apresenta nenhuma irregularidade. A partir de Barbalha, o motorista pega a pista dupla que dá acesso a Crato e Juazeiro, que se encontra em ótimo estado. O perigo são os retornos feitos ao longo da rodovia.
O outro acesso para o Cariri, que é a CE-060, conhecida como "Estrada do Algodão" apresenta buracos entre Farias Brito e Crato. O engenheiro Osmar Mesquita, do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), adverte que o motorista deve rodar com cuidado. O trecho da Rodovia Transamazônica (BR-230), entre Várzea Alegre e Farias Brito, também está esburacado. A atenção redobrada torna-se essencial.
MAIS INFORMAÇÕES
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
(85) 3295.1999
DER: (85) 3101.5723
F- DN :
Nenhum comentário:
Postar um comentário