¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sábado, 10 de abril de 2010

Golpe descoberto no IPPS atinge 18 estados :

Clique para Ampliar
 
Promotor Francisco Marinho, de Aquiraz, afirma que os acusados fizeram mais de 3 mil ligações de um telefone
Após nove meses de investigação, o Ministério Público Estadual (MPE) começou a desvendar as ações de uma quadrilha de fraudadores que está atuando no Ceará e em mais 17 Estados, aplicando o ´golpe do montepio´, ou ´golpe do seguro de vida´. Mais de três mil ligações para supostas vítimas foram realizadas a partir de apenas um número de telefone.

O MPE já identificou outras quatro linhas telefônicas e uma conta bancária usada pelos golpistas. A investigação teve início a partir da denúncia de uma vítima, residente em Boa Vista, no Estado de Roraima. A informação repassada ao MPE, era de que o telefonema dos fraudadores havia partido de dentro da maior penitenciária do Estado, o Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS).

Investigação

A partir daí, o promotor Francisco de Assis Oliveira Marinho, titular do MP na Comarca de Aquiraz, identificou ramificações da quadrilha no Ceará e em outros Estados e descobriu novas vítimas dos golpistas. A fraude, conforme a apuração do promotor, consiste na obtenção de dados de pessoas falecidas e no contato com os familiares dessas pessoas, a maioria delas militares já mortos que pertenciam às Forças Armadas. A partir daí, uma quantia em dinheiro é exigida para a liberação dos valores de seguros de vida, que, na verdade nunca foram feitos pelos beneficiários em vida.

A fraude é realizada basicamente por telefone e Internet. Os golpistas entram em contato com os parentes dos falecidos e afirmam que eles deixaram seguros de vida para os seus parentes, Entretanto, os estelionatários assegura que, para que os valores sejam liberados mais rapidamente, é necessário um depósito em uma conta corrente. Acreditando que as pessoas mortas fizeram realmente os seguros de vida e não informaram a eles, os parentes depositam o dinheiro e caem no golpe.

Três linhas telefônicas de celulares e duas fixas, além de uma conta bancária já foram identificadas nas investigações e são usadas para dar apoio a quadrilha. Em apenas um dos números rastreados pelo MPE, os estelionatários realizaram 3.121 mil ligações para potenciais vítimas em apenas quatro meses. São 780 ligações por mês e 26 em apenas um dia.

Os proprietários das contas, cujos nomes não foram revelados pois o processo corre em, segredo de Justiça, negaram a participação na fraude. O titular da conta bancária descoberta pelo MPE reside em Maranguape e também negou, mas o promotor já identificou valores depositados em nome do suspeito.

Altos valores

O MP ainda não tem um valor estimado obtido a partir dos golpes, mas pela quantidade de ligações realizadas, o promotor Marinho acredita que as cifras podem ser muito altas. "Eles pedem valores pequenos, mas o número de ligações é muito grande, o que faz com que nós acreditemos que as cifras sejam realmente significativas".

Montepio
780 ligações telefônicas são realizadas, por mês, pelos golpistas. As vítimas, em geral, são os familiares de membros das Forças Armadas falecidos.

F - Dn :

Nenhum comentário:

Postar um comentário