¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sábado, 10 de abril de 2010

Centenário de Rachel de Queiroz é destaque na Bienal do Livro :



Com o tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo”, a IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará começa nessa sexta-feira (9) e prossegue até 18 de abril no Centro de Convenções do Ceará. Nesta edição, a personalidade homenageada é a escritora cearense Rachel de Queiroz (1910 – 2003), que completaria 100 anos em 2010. Além da feira de livros de editoras locais, nacionais e estrangeiras, a Bienal contará com uma programação envolvendo lançamentos de livros, shows, recitais, palestras e encontros entre escritores e o público.


Nessa sexta-feira (9), a partir das 19h, a solenidade de abertura, no auditório principal, é apenas para convidados. Na ocasião, será entregue a Comenda Centenário da Rachel de Queiroz a familiares dela. Haverá também a entrega dos prêmios do concurso de redação “A Bienal nas Escolas” e o show “Rock n’Roll”, com Erasmo Carlos, que lança o livro biográfico “Minha Fama de Mau”, no dia 10, às 13h, no Café Literário.

De acordo com a divulgação da Bienal, estão confirmadas presenças de escritores do cenário nacional como Carlos Heitor Cony, Ziraldo, Emir Sader, Thiago de Mello, Ana Miranda, Affonso Romano de Sant´Anna, Lira Neto, Nelson Motta, Pedro Bandeira, Marina Colasanti, que dividirão espaço na programação com autores locais de diversas gerações como Airton Monte, Carlos Emílio Correa Lima, Pedro Henrique Saraiva Leão, Pedro Salgueiro, Raymundo Netto e Tércia Montenegro.

Na área musical, estão programados shows diários, com espetáculos como Palavra Cantada e Pequeno Cidadão, com participações de Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra, Orquestra Filarmônica do Ceará com o Maestro Gladson Carvalho, Batucada Elétrica, com Hoto Junior e Banda. O público pode assistir doando dois livros como ingresso, por cada espetáculo.

O público infantil vai entrar em contato com astros da literatura infantil numa arena especialmente montada no Centro de Convenções. Entre os convidados estão Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, e o cartunista e escritor, Ziraldo, ‘pai’ do Menino Maluquinho.

Entre as atividades na área da literatura feminina, a Rede de Escritoras Brasileiras (Rebra), apresenta no dia 12, o Show de Talentos em Prosa e Verso, tendo como convidada a organizadora da Rede, a cearense Joyce Cavalcante, com apresentação da jornalista Leda Maria.

No dia 13, data do aniversário de Fortaleza, o cantor, compositor e produtor cultural Calé Alencar leva o Maracatu Nação Fortaleza para uma apresentação especial e o historiador cearense Sebastião da Ponte, da Universidade Federal do Ceará, lança a quarta edição do livro Fortaleza Belle Èpoque, entre outros destaques.

O toque internacional e político da Bienal está bem presente no Seminário Cultura, Democracia e Socialismo na América Latina e Caribe, que vai discutir, entre outras questões o futuro do socialismo na América Latina e Caribe.

Para lembrar Rachel

Ao longo da Bienal, Rachel de Queiroz será sempre lembrada. Os diversos espaços do Centro de Convenções ganharão nomes de obras de sua autoria como o salão O quinze e o espaço Dora, Doralina. Diversos aspectos da vida e da obra da escritora cearense, primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, estarão no Seminário Cem Anos de Rachel de Queiroz, com a participação de professores e pesquisadores como Ítalo Gurgel, Lourdinha Leite Barbosa, Aíla Sampaio, Fernanda Coutinho e Heloísa Buarque de Holanda.

F - Nem Ki Lask :

Nenhum comentário:

Postar um comentário