¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Chávez e Uribe batem boca na cúpula do Grupo do Rio, dizem agências :

Estopim da discussão teria sido o comércio entre Colômbia e Venezuela.
'Seja homem e permaneça', teria dito Uribe a Chávez.

Foto: AP
AP
Chefes de Estado posam para foto oficial (Foto: AP)

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Álvaro Uribe, protagonizaram nesta segunda-feira (22) uma acalorada discussão durante o almoço de presidentes da Cúpula do Grupo do Rio, em Playa Del Carmen, no México, disseram fontes diplomáticas às agências de notícias EFE e France Presse.


Fontes da delegação venezuelana confirmaram à agência EFE que houve "uma discussão acalorada" quando Uribe comparou o bloqueio dos Estados Unidos sobre Cuba ao tratamento comercial da Venezuela a empresas colombianas.


Após as palavras de seu colega colombiano, Chávez disse que o comércio entre os países se multiplicou por oito desde sua chegada ao poder, em 1999, quando estava em um patamar de US$ 1,6 bilhão, chegando a US$ 7,9 bilhões de 2008.


Segundo as fontes, Uribe interrompeu o líder venezuelano quando ele defendia sua postura, e Chávez pediu que deixasse acabar seu discurso.


Outras pessoas que participaram do almoço disseram que o presidente cubano, Raúl Castro, que participa de sua primeira cúpula do Grupo do Rio, teve de intervir para pôr fim à discussão entre os líderes de Venezuela e Colômbia.


O secretário de imprensa da Presidência colombiana, César Mauricio Velásquez, declarou à EFE que Chávez insinuou durante a discussão que há 300 paramilitares colombianos entrando na Venezuela para assassiná-lo, dando a entender que Uribe tenha relação com isso.


Por isso, Uribe "pediu respeito, dizendo que jamais faria algo assim", assinalou Velásquez.

'Seja homem'

Durante o bate-boca, Chávez afirmou que ia se retirar do recinto, quando Uribe disse: "seja homem e permaneça aqui, e falemos de frente, porque o senhor às vezes insulta à distância", relatou o funcionário colombiano.


Velásquez indicou que se tratou de um incidente "menor", e que na declaração final da cúpula do Grupo do Rio, que será divulgada nesta terça-feira (23) durante o encerramento da reunião, foram aprovados dois pontos nos quais os países da região se comprometem a "acompanhar o processo de integração e de amizade" entre Colômbia e Venezuela.


Esses acordos "foram pactuados" entre os governos da Colômbia e Venezuela, garantiu o secretário de imprensa.


Uribe foi o último presidente a chegar à Playa del Carmen, balneário do Caribe mexicano, passou a participar das sessões após seu início, participou da foto oficial e posteriormente do almoço oferecido pelo líder mexicano, Felipe Calderón.

F - G1 :

Nenhum comentário:

Postar um comentário