¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasília chega aos 50 anos imersa em sua maior crise política :

 

Os problemas se colocam ao lado de virtudes como a qualidade de vida superior à média das metrópoles, as áreas verdes e a arquitetura única. 
Capital planejada e tida como uma síntese do país, Brasília chega hoje aos 50 anos imersa na maior crise política e urbana de sua curta história. Com um governador cassado recém-libertado da prisão, um quinto da população morando em áreas irregulares, o lago que a serve assoreando e a maior desigualdade de renda do país, os brasilienses se questionam se há mesmo o que comemorar, como informa o Folha Online nesta quarta-feira (21) – feriado de Tiradentes.
A cidade vive um paradoxo: os problemas se colocam ao lado de virtudes como a qualidade de vida superior à média das metrópoles, as áreas verdes e a arquitetura única. Acabou erodida pelos escândalos locais e importados, que lhe imputaram a pecha de antro de corrupção. “O carioca é malandro; o baiano, preguiçoso; e o brasiliense, corrupto”, diz Nicolas Behr, poeta radicado na cidade há 35 anos, citando preconceitos regionais correntes.
Behr é o autor das camisetas que circulam pela cidade com os dizeres: “Sou de Brasília, mas juro que sou inocente”. A estampa surgiu após o mais recente escândalo, o chamado mensalão do DEM, que derrubou toda a cúpula do governo local e colocou a cidade sob risco de intervenção federal.
Em imagens divulgadas na televisão e na internet, deputados distritais da base aliada foram pegos recebendo o que, segundo investigação da Polícia Federal, seria propina para que as votações na Câmara Legislativa corressem como queria o governo. Pego recebendo dinheiro e orientando a distribuição dele, o governador José Roberto Arruda ficou dois meses preso e acabou cassado.
“A sociedade brasiliense, trabalhadora, é a luz no fim do túnel”, defende o maestro Rênio Quintas, um dos coordenadores da festa independente, “Brasília, outros 50″, que ocorre desde ontem na cidade.
Plano Diretor
Um dos projetos que teria sido aprovado sob a influência do mensalão, segundo o denunciante do esquema, é o que chancelou o Plano Diretor de Ordenamento Territorial, questionado pelo Ministério Público. Segundo Cássio Taniguchi, ex-secretário de desenvolvimento urbano do DF e um dos responsáveis pelo plano, o projeto só aumenta a densidade em uma região e cria novas áreas de preservação. A situação, porém, continua longe da desejável, diz ele: 500 mil pessoas vivendo em terras irregulares, concentração de empregos no centro, transporte precário e falta de planejamento.
O ex-secretário apresenta um dado que mostra a dependência das cidades-satélite do Plano Piloto, única região tombada como patrimônio da humanidade: enquanto 70% dos empregos estão concentrados no Plano Piloto, 80% da população habita fora dele, o que gera um movimento pendular “maluco”, afirma Taniguchi.
A necessária movimentação para o centro, aliada a um transporte público que deixa a desejar, colabora para aumentar o fluxo de veículos. Apesar de a frota brasiliense ter tido crescimento levemente inferior à média nacional de 1987 a 2009, o Distrito Federal já tem hoje a 12ª maior frota entre os Estados, mas seu território corresponde a 26% da área do menor Estado do país – Sergipe.

F - Nem Ki Lask :

Nenhum comentário:

Postar um comentário