¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sábado, 15 de maio de 2010

“MEDIDOR VERDE” PODE REDUZIR EM ATÉ 73% O VALOR DA ENERGIA :

http://oxigenio.etc.br/site/wp-content/uploads/2010/01/medidor-verde-2.jpg

A possibilidade de reduzir em mais de 70% do valor da conta de energia está animando agricultores. 

A proposta é a substituição do medidor convencional pelo “medidor verde” e assim poder utilizar o horário de tarifa reduzida, que vai das 22h às 6h, durante a madrugada. O equipamento, desenvolvido pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), é feito com a fibra da casca do côco e ainda está em fase de testes.

Apesar de provisório, o nome do medidor é constantemente usado e repetido por vários agricultores, que querem obter o produto para reduzir os gastos com energia e implantar pequenas irrigações na lavoura. O responsável pela área de Inovação e Projetos de Pesquisa da companhia, Odailton Arruda, explica que a idéia também é ecológica, já que reaproveita um material que geralmente vai para o lixo. “Nós estamos fazendo a utilização de um rejeito muito abundante no Nordeste que é a casca do côco, que normalmente se vê muito nas praias. É um fomento para que as pessoas possam utilizar essa nova tecnologia que está se iniciando em 2010”, disse.

O Governo do Estado também vê com bons olhos a proposta. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) já licitou 1000 unidades para distribuir entre os municípios mais afetados pela estiagem, principalmente no Cariri e nos Inhamuns. O “medidor verde” custa entre R$ 900,00 e R$ 1.000,00 e pode ser pago em parcelas na conta mensal de energia.

F - Nem Ki Lask :

e Márcio Dornelles :

Nenhum comentário:

Postar um comentário