¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chuva deixa 3 mil desabrigados em Niterói :

  Márcio Alves

Prefeito da cidade declarou estado de calamidade pública. Cerca de 200 pessoas podem estar sob os escombros do deslizamento no Morro do Bumba.

Cerca de 3 mil moradores do Morro do Bumba, em Viçoso Jardim, na zona norte de Niterói, ficaram desabrigados após o deslizamento de terra que atingiu o local na noite de quarta-feira (7), deixando ao menos 12 mortos e 21 feridos até a noite desta quinta (confira fotos no fim da reportagem). Outras 86 pessoas foram resgatadas pelos bombeiros e, segundo estimativas dos bombeiros, cerca de 200 pessoas podem estar nos escombros. De acordo com a prefeitura, 200 bombeiros participaram dos trabalhos de resgate no município, que aconteceu ao longo de toda a quinta-feira. Eles devem permanecer no local até segunda ordem.

As chances de encontrar sobreviventes no Morro do Bumba são remotas. A operação de resgate é dificultada pelas próprias características do lugar. A terra desceu por cerca de 600 metros. A expectativa é que o resgate dos corpos demore no mínimo duas semanas. Niterói é a cidade que registra maior número de vítimas fatais por conta das chuvas (104 mortos, até às 22h de quinta-feira). O prefeito, Jorge Roberto Silveira, decretou estado de calamidade pública no município.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), visitou morro na tarde de quinta-feira. “Foi uma tragédia de dimensão brutal. Eu fiquei muito impressionado e as informações não são de boa perspectiva. A dimensão é de uma catástrofe humana e ambiental”, declarou. O deslizamento pode ter sido provocado pela explosão do gás metano em decomposição no solo do local, segundo a secretária estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos.

As aulas na rede municipal estão suspensas ao menos até sexta (9) porque 20 escolas estão sendo usadas como abrigos. A Igreja São Lourenço dos Índios, no bairro de São Lourenço, também abriu as portas para receber os desabrigados.

A Estrada da Ititioca, que liga os bairros do Fonseca e Cubango ao Largo da Batalha, foi atingida pelo deslizamento no Morro do Bumba. Os motoristas que trafegam pela Estrada Francisco da Cruz Nunes devem ter cautela, pois há pontos de deslizamento na Serrinha. 


Serrinha.  


 Ajuda

O governo federal liberou R$ 200 milhões para o Rio de Janeiro. O dinheiro será destinado a ações emergenciais nas áreas atingidas pela chuvas, sob o comando do Ministério da Integração Nacional. O governo estadual e a prefeitura da capital fluminense haviam solicitado R$ 370 milhões.

O governo enviará 50 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e 52 kits de emergência para atender 75 mil desabrigados. Os kits de emergência possuem colchões, lençóis, filtros de água, além de cestas básicas.

A Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro disponibilizou mais 21 postos de atendimento para receber doações a desabrigados. De acordo com a prefeitura, as necessidades mais urgentes são colchonetes, roupas de cama e banho, material de higiene, fraldas, alimentos não perecíveis, leite em pó e água mineral.

Além desses postos de atendimento, os donativos podem ser entregues das 9h às 17h no Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, e na Praça da Cruz Vermelha, 10, no centro. O endereço de todos os postos e mais informações podem ser obtidos pelo telefone (21) 3973-3800 ou no site www.rio.rj.gov.br
 
F- Época :

Nenhum comentário:

Postar um comentário