sábado, 27 de março de 2010
Remédios no Brasil são 2 vezes mais caros que na Suíça :
Pesquisa mostra que isso acontece porque o país não negocia com grandes fabricantes ;
Os medicamentos no Brasil são duas vezes mais caros que os da Suíça e isso acontece porque o país não negocia com os grandes fabricantes. Essa é a conclusão de uma pesquisa feita no Rio Grande do Sul e apresentada durante a conferência O Judiciário e o Direito à Saúde , na Universidade de Princeton, em New Jersey, Estados Unidos, que se encerrou na última sexta-feira (26).
O evento reuniu representantes da Índia, África do Sul, Alemanha e Brasil para discutir o papel do Judiciário no acesso da população à saúde pública. Também estava presente o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes.
Segundo o professor de Princeton responsável pelo estudo, João Biehl, detectou que o país sofre com a falta de pesquisa, de tecnologia, mas principalmente pela incapacidade de negociação com os laboratórios.
- O governo Lula incentivou os laboratórios pequenos e ignorou os grandes.
Ainda de acordo com ele, os médicos são formados pela cultura do laboratório, ou seja, há um direcionamento para certos medicamentos, o que aumenta o poder de fogo das maiores empresas.
Durante dois dias, os representantes de Harvard, e entidades como Human Rigths Watch também discutiram sobre o acesso à medicamentos, os direitos de mulheres, crianças e minorias, que estão mais vulneráveis à doenças e tem menos acesso a tratamentos modernos.
F - NKL :
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário