¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Passagens aéreas atingem menor preço dos últimos oito anos :

Queda foi de quase 28% em relação a 2008.
Viajar de avião está mais barato e atrai classe média.

Viajar de avião está mais barato. Os preços das passagens aéreas em 2009 foram os menores em oito anos. Muita gente está aproveitando para voar pela primeira vez.


A manicure Maria Isabel não esconde a expectativa. É a primeira vez que ela vai viajar de avião. “Antes achava que era mais caro, mais difícil. Hoje (consegue viajar de avião) sim”, afirmou.

Essa é uma cena cada vez mais comum nos aeroportos. Maria Emília, que mora no interior de São Paulo, atualmente tem visitado a família com mais frequência. “Antes eu viajava de ônibus”, disse.

Tem até quem virou veterano em poucos meses. “Estou viajando já pela quarta vez. Estou gostando e vou viajar mais vezes”, afirmou uma passageira. “Comprando com antecedência paga bem mais barato”, observou um rapaz.

Os passageiros têm razão. Viajar de avião está realmente mais barato. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta quinta-feira (18) que o preço médio das passagens aéreas no ano passado foi o mais baixo desde 2002.

A queda de preço foi de quase 28% em relação a 2008, impulsionada principalmente pelas promoções.

“A Anac acredita que o aumento da concorrência tem levado a uma diminuição do preço das passagens. Isso beneficia o passageiro em última instancia”, afirmou Juliano Noman, superintendente de regulação econômica da Anac.

Classe média

Preços mais baixos atraíram mais clientes: 2009 teve crescimento de 17% no número de passageiros. A parcela da classe média que não tinha o hábito de voar virou o filão para as companhias aéreas.


Para a segunda maior empresa do mercado representou 35% do total de vendas no ano passado. “A nova classe média é composta de aproximadamente 100 milhões de brasileiros. Desses, em torno de 30 milhões já são clientes com potencial de consumir o transporte aéreo imediatamente”, afirmou o diretor comercial Eduardo Bernardes.

Os consumidores estão prontos para comprar, mas eles não dispensam a negociação. “O preço é até bom, mas se caísse mais seria melhor”, disse a dona-de-casa Georgina Rosa.

F - G1 :

Nenhum comentário:

Postar um comentário