¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ronda vai atuar em 16 novas áreas :

Clique para Ampliar

Municípios cobertos: atualmente, 23 cidades contam com a cobertura pelo programa Ronda do Quarteirão

A partir de hoje à noite, Fortaleza e o município de Maracanaú, na Região Metropolitana, receberão atendimento do programa Ronda do Quarteirão em 16 novas áreas. São 15 pontos na Capital e um em Maracanaú.

As solenidades de oficialização das novas áreas acontecem no bairro Vila Velha, a partir das 19 horas de hoje e no Conjunto Ceará, logo em seguida. Os dois eventos contarão com a presença do governador do Estado, Cid Gomes, e do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro.

As novas áreas foram criadas a partir da análise de atendimentos prestados nos antigos setores. De acordo com a SSPDS, os registros variavam de furtos e roubos e brigas de vizinhos. Com a mudança, uma equipe que antes cobria uma área de aproximadamente três quilômetros quadrados, agora passa a contar com o apoio de outra, cada uma ficando com aproximadamente 1,5 quilômetro quadrado.

De acordo com a SSPDS, panfletos ajudarão a divulgar as novas áreas. Atualmente, 2.627 homens, entre praças e oficiais, compõem o programa Ronda do Quarteirão em 23 municípios do Estado. Em Fortaleza, 106 áreas recebem atendimento deste tipo de policiamento. Em todo o Estado, são 209 áreas cobertas.

O programa foi implantado em dezembro de 2007, inicialmente, em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Dois anos depois, a Região Metropolitana de Fortaleza estava 100% coberta pelo novo policiamento. Atualmente, 23 municípios já estão sendo atendidos pelo programa.

Desde que foi criado, o programa vem recebendo diversas críticas, especialmente no que se refere à ocorrência de acidentes envolvendo viaturas. Mais recentemente, outro problema foi enfrentado por policiais que compõem o quadro do Ronda. Em 24 de janeiro último, três soldados foram assaltados quando faziam patrulhamento na praça do Conjunto Polar, na Barra do Ceará. Os PMs foram surpreendidos por dois ladrões disfarçados de mendigos. Um dos bandidos sacou uma pistola que estava num saco e rendeu os PMs, levando armas e colete.

F - DN :

Nenhum comentário:

Postar um comentário