¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Inicia-se obras da sede da Unilab em Redenção Ceará :


A ordem de serviço que dá início às obras de reforma e adaptação da sede da Prefeitura de Redenção foi assinada ontem. O local vai abrigar as instalações da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), instituição que deve receber em torno de 5 mil estudantes.

Três milhões de reais é o valor total do convênio que foi assinado ontem, em Redenção, entre o Governo do Estado e a gestão daquele município. O convênio estabelece o início das obras de reforma da sede da Prefeitura da cidade. Redenção abrigará a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), um projeto que, se aprovado em tempo normal no Congresso, deverá entrar em funcionamento no segundo semestre de 2010, recebendo cinco turmas de 70 alunos. Segundo o deputado federal Eudes Xavier (PT), as obras começam já nesta segunda-feira, 17.

No dia seguinte, o projeto da instituição segue para leitura no Senado. Feita a leitura da mensagem, o presidente da Casa designa para leitura das comissões técnicas. Trabalho, CCJ (Constituição e Justiça) e educação, por exemplo. O deputado informa que, respeitados os prazos, até o dia 30 de junho a mensagem pode ser votada. Se não tiver nenhuma alteração, segue direto para sanção do presidente. A Unilab pretende receber até cinco mil estudantes, metade formada por brasileiros. A outra metade vem de países de língua portuguesa.

A lei que cria a universidade está tramitando desde agosto de 2008. Passou pelas comissões de trabalho e serviço público, educação, finanças e tributação da Câmara. Sede provisória a sede no atual prédio da Prefeitura de Redenção é provisória. Ainda segundo Eudes Xavier, a Unilab é uma importante ferramenta porque gera desenvolvimento e intercâmbios econômicos. Para o Maciço de Baturité, vai ter uma transformação grande. Para o deputado, a previsão é iniciar as aulas no segundo semestre de 2010. Tenho essa expectativa porque tem uma mobilização grande do Ministério da Educação, que quer deixar todas as universidades internacionais prontas.

Antes do final do mandato do presidente Lula, entenda-se. os recursos serão repassados à Universidade Federal do Ceará (UFC), que se torna tutora da Unilab. Ele acredita na aprovação do projeto nos próximos 30 dias. Pelo que eu sei, o chefe do Executivo (presidente Lula) sancionará imediatamente. A iniciativa tem um cunho eminentemente integracionista, finaliza Benevides. O CUSTO DA UNILAB O valor que a Unilab deverá custar em quatro anos é de R$ 189 milhões. A instituição terá capacidade para cinco mil alunos. Segundo o deputado federal Eudes Xavier, outras três instituições de ensino fundamentadas no princípio da cooperação internacional serão finalizadas.

Duas no Rio Grande do Sul e uma na fronteira do Brasil com a Bolívia. A Bahia chegou a fazer lobby no Congresso para sediar a instituição. A coordenação dos trabalhos de reforma do prédio que sediará a Unilab, em Redenção, é do arquiteto e professor Neudson Braga, da UFC. A instituição contará inicialmente com uma unidade didática, bloco administrativo, biblioteca, restaurante, áreas de convivência e auditórios. A expectativa é de inicio das aulas em agosto deste ano.

F - Nem Ki Lask :

e Henrique Junior :

Nenhum comentário:

Postar um comentário