¨ SEJAM BEM VINDOS ¨

AO BLOG DE BOA VIAGEM

"
A CIDADE DO AMOR "

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Explosões matam dezenas no Paquistão :

EFE/STR
 
ATAQUE

Destroços perto do consulado americano: talibãs afirmam que EUA são o inimigo e prometem outros atentados.

País registrou dois atentados nesta segunda-feira, um deles nas proximidades do consulado dos Estados Unidos em Peshawar e outro em ato político do governo local.

Cinco explosões acompanhadas de tiroteios ocorreram nesta segunda-feira (5) nas imediações do consulado dos Estados Unidos na cidade de Peshawar, no conflituoso noroeste do Paquistão. Pelo menos seis pessoas morreram, incluindo dois funcionários do consulado. As detonações ocorreram às 13h30 no horário local (05h30 em Brasília) em um intervalo de 20 minutos. Uma fonte diplomática dos EUA confirmou que o prédio do consulado sofreu "danos bastante graves".

Militantes talibãs do Paquistão reinvidicaram a responsabilidade pelo ataque. "Os americanos são nossos inimigos. Nós planejamos o ataque ao consulado em Peshawar. Nós estamos planejando mais ataques", disse o porta-voz do grupo Azam Tariq. A insurgência talibã reivindicou a maioria dos ataques terroristas dos últimos meses. As forças de segurança isolaram a região e cortaram a estrada de Khyber. os feridos foram transferidos para diversos hospitais da cidade.

Pouco antes do ataque em Peshawar, pelo menos 30 pessoas morreram e várias ficaram feridas em um atentado suicida na região do Baixo Dir, também no noroeste do país, durante um ato político. O atentado ocorreu na localidade de Timergara, onde se realizava um ato público do Partido Nacional Awami (ANP, pashtun e laico), que governa a região. Após a explosão, os serviços de ajuda, apoiados pelos aldeões, começaram a resgatar feridos entre os escombros e a levá-los aos hospitais mais próximos, onde as autoridades declararam o estado de emergência. Mais de 100 feridos foram levados ao hospital, segundo os médicos.

O atentado foi condenado pelo primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gillani, que emitiu um comunicado no qual anunciou a abertura de uma investigação imediata. A Província da Fronteira do Noroeste (NWFP) e seu adjacente cinturão tribal fronteiriço com o Afeganistão, onde se refugiam vários grupos da insurgência talibã e membros da rede terrorista Al Qaeda, são cenário de constantes episódios de violência e atentados. O Exército paquistanês combate à insurgência talibã em algumas áreas da NWFP e em quase a totalidade dos distritos que formam o cinto tribal.

Os ataques desta segunda-feira ocorrem após três semanas de pouca atividade terrorista no país. Em 2009, mais de 12 mil pessoas morreram em episódios violentos, um quarto delas em atentados, conforme relatório do Instituto do Paquistão para Estudos de Paz. 

F - NKL :

Nenhum comentário:

Postar um comentário